top of page
  • Foto do escritorClaudia Castanheira

Vinokilo: o evento de roupas vintage que está dominando a Europa

Que os brechós estão em alta, você já sabia! Mas, agora, há uma nova modalidade que está se tornando tendência na Europa: eventos de roupas de segunda mão.


O Vinokilo, a maior empresa de eventos de roupas vintage da Europa atualmente, foi criado em 2015 por Robin Balser. Ele não tinha ideia de que um pequeno encontro para vender roupas vintage na sua cidade natal poderia se tornar um negócio hoje presente em 14 países: Itália, França, Alemanha, Espanha, Bélgica, Holanda,...


A proposta de misturar vinho, música e roupa vintage deu tão certo que não há um final de semana se quer que não tenha eventos em várias cidades europeias!


Vinokilo em Ghent, na Bélgica. No barracão do Bar Bricolage, um dos bares mais populares da cidade. Foto: Claudia Castanheira


Muito bem organizados, não pense que é só chegar e entrar: para acessar os locais, você deve ter um ingresso que é, preferencialmente, comprado anteriormente pela internet, pois pode esgotar!

E há dois lotes de ingressos: o primeiro é gratuito; e o segundo custa 3 euros.


Como os eventos estão sempre cheios, a depender do dia e horário, você pode enfrentar até filas que duram horas. Por isso, tem que se programar!


Não deixe de retirar seu ingresso com antecedência pela internet. Foto: Claudia Castanheira


As roupas são democráticas! Há peças estampadas, lisas, coloridas, bufantes, básicas, com glitter, sem glitter, minimalistas, espalhafatosas, pequenas, médias, grandes, de todos os gêneros! É, realmente, roupa vintage para todos os estilos e tamanhos.


A ideia é vender roupas por kg, que atualmente está 52 euros. Porém, há também peças que você pode pagar pelo preço predefinido por eles!


Valores do Vinokilo em outubro de 2022. Foto: Claudia Castanheira


Há também banheiros e provadores, algo fundamental para o nosso conforto, certo? Inclusive, fica aqui minha dica: sempre experimente as roupas! Em qualquer lugar de Segunda Mão que você for! Até porque você não quer perder tempo, dinheiro e espaço no guarda-roupa com roupa que não deu certo em você, por mais bonita que ela seja.


Além disso, pelos eventos serem geralmente em locais alugados como em barracões de bares e restaurantes, o ambiente deixa tudo mais agradável: você participa do evento, come batata frita na mesa com os amigos, ouve música boa e reúne pessoas que amam a Segunda Mão! Garimpar fica muito mais gostoso, pois o Vinokilo se torna a programação do seu fim de semana.


Casacos Vintage maravilhosos e em ótimo estado de conservação. Foto: Claudia Castanheira


Ah, uma coisa bem interessante é que eles aceitam doações de roupas e, com isso, você pode ter descontos de até 15% na sua compra. E, detalhe: eles não aceitam roupas de Fast-Fashion como Zara, H&M, Bershka,...

Eles não explicam o motivo! Mas eles são uma empresa bastante responsável, então acredito que seja pelo fato de que essas lojas são problemáticas do ponto de vista ambiental e, também, porque a qualidade pode ser...duvidosa!


Eu indico ir ao Vinokilo por alguns motivos: a ideia, a vibe, o encontro, e as peças...

Sim, você poderia encontrar essas roupas em outros brechós e lojas vintage, mas o evento paga a peça e o momento!



Se programe e chegue cedo para não pegar muita fila! Foto: Claudia Castanheira


Shopping é coisa do passado! O negócio agora é evento de roupas de Segunda Mão!


Então, já sabe: você vai vir para a Europa? Corre para o site e veja os eventos que vão acontecer quando você estiver por lá!


Aproveite a experiência e divirta-se.


Quer um roteiro personalizado de brechós e lojas de Segunda Mão na Europa?



Comments


bottom of page